sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Os Baixistas que começaram a história do baixo elétrico no Brasil.

Abri este blog para homenagear os grandes baixistas brasileiros que começaram a história do baixo elétrico no Brasil. É uma justiça a ser feita como um agradecimento aos homens corajosos que doaram seus conhecimentos acumulados a custas de horas, dias, meses e anos de suas vidas para nos mostrar pronta e lapidada a arte de tocar o baixo elétrico no Brasil.
Vamos conhecer melhor qual foram os primeiros baixistas que gravaram em estúdio, como gravavam e quais instrumentos usaram, com quais microfones e amplificadores, como chegavam os arranjos pra eles das mãos dos maestros e produtores, como eles pensavam para criar as linhas, em fim, tudo o que envolvia o universo da criação e execução das linhas de baixo. Se hoje em dia com todas as informações a um clik do mouse já é difícil criar e conceber com personalidade, imagine nas décadas passadas. No inicio dos anos 70 o baixo elétrico ainda marginalizado pelas gravadoras brasileiras era visto de forma pejorativa como instrumento de rockeiros, e sendo assim era pouco utilizado em produções consideradas importantes.
Os baixistas homenageados não serão apenas os que gravaram, serão também os sideman (músicos que acompanham os artistas), baixistas de baile, da noite e de todos os seguimentos possíveis.
OBS: Este blog não é apenas destinados aos baixistas brasileiros de ontem, vamos falar também dos baixistas hoje e porque não de amanhã. 
Conto com a colaboração de todos!

Cláudio Machado.

5 comentários:

  1. Uma homenagem destas só poderia ter vindo de você Claudião! Nós, baixistas, agradecemos!

    ResponderExcluir
  2. Trabalho, coração e dedicação, foi como eu vi o Claudio escrever com emoção e propriedade sobre o PC. Por isso ficou tão boa esta materia. Simone

    ResponderExcluir
  3. Muito boa idéia essa de resgatar a memória do baixo no Brasil, eu mesmo não tinha conhecimento da importância do "PC" na música nacional. Valeu!

    ResponderExcluir
  4. NÃO TIVE NANA NENÉM COMO TANTAS CRIANÇAS MAS SIM PRESENTEADA COM ACORDES TIRADOS DO BAIXO DE MEU PAI "PC" MEU ORGULHO...O HOMEM QUE ME FEZ CONHECER O UNIVERSO DA VERDADEIRA MÚSICA!!!
    UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DELE...OBRIGADA A TODOS!

    ResponderExcluir
  5. PAULO CEZAR BARROS NA MINHA OPINIÃO É SEM DUVIDA NENHUMA O MELHOR CONTRABAIXISTA DO BRASIL!!! POIS CONHEÇO ELE E SEUS IRMÃOS RENATO E EDINHO QUE INFELIZMENTE NOS DEIXOU DESDE O INICIO OU MELHOR MUITO ANTES DO CONJUNTO CHAMAR BLUE CAPS, FIQUE NA PAZ E SUCESSO SEMPRE PAULO! ABSS

    ResponderExcluir